Blog sobre a Chácara Santa Bárbara, localizada em Encruzilhada do Sul, Rio Grande do Sul. Olga e Alpídio Carvalho adquiriram o imóvel em 1923, sendo que o prédio data de 1914. A parte onde se localiza a casa é hoje propriedade de dois netos de Olga e Alpídio, Tales Adão e Maria de Fátima, que receberam o legado de Nely Carvalho Silveira, responsável pela manutenção e conservação do prédio histórico.
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Eu falo com bichos e plantas
Adoro conversar com eles , embora a língua não seja a mesma, nos entendemos. E não é que o funcionário da Chácara também fala! Que bom, assim ele não vai pensar que sou "estranha" . Combinamos com as plantas quando é necessário removê-las para outro lugar ou quando temos que podá-las. E quando se rega uma planta então, quase que dá para escutar as risadinhas de alegria. Com os passarinhos é o mesmo, eles fazem aquela cantoria, converso com as pererecas que entram dentro de casa, com as aranhas e assim por diante. Só não bato papo com moscas e mosquitos.O Sr. Milton também, bate longos papos com a natureza.A Chácara deve estar gostando. A Mel gosta dele, se aproxima, encosta nele, pede pãozinho e ele carinhosamente se refere a ela como" bichinha marvadinha ". O que ele planta dá certo, já nos deu várias mudas. Certo dia trouxe na bicicleta uma pequena árvore. Fico imaginando ele rua a fora carregando a árvore. Devia ser uma cena de Fellini. O Lucas ia gostar de conhecê-lo, aposto que escreveria uma história e tanto sobre a Chácara.
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Dias de Sol
Assim tem sido os dias. As uvas não amadureceram parelhas, bem diferente do ano passado, resultado de chuvas em demasia na primavera.Mas, logo, logo estarão doces e prontas para serem saboreadas, só que não na mesma quantidade do verão de 2009. As reformas e melhoramentos continuam, mas toda vez que o ser humano lida com material de construção modifica o visual que tinha no local.Vamos pedir um projeto para um entendido em jardins e criarmos coisas novas. Sabe aquelas tardes em que só se tem vontade de deitar em uma rede e ficar cochilando? Pois é, dá uma preguiça no verão, uma sonolência e acho que no leonino mais ainda.Quem está sofrendo nesse verão mais do que nos outros são os bichos, devido a onda de carrapatos e as vezes até berne, ainda bem que o empregado faz o tratamento, porque sozinha, acho que eu naõ daria conta.Hoje postei um canteiro de Agapanthus (ou Agapanto) as flores mais utilizadas em canteiros públicos de Buenos Aires. As da foto são daqui da Chácara e já estão nesse canteiro há muito tempo. Inclusive delas já foram tiradas mudas que adornam jardins de casas vizinhas.
sábado, 23 de janeiro de 2010
Fora do Ar
Demorei, mas estou de volta. Mel está muito bem, nesse meio tempo estive viajando e ela ficou na Cristiana. Estive fazendo algo que adoro, viajando para fora do Brasil depois de 4 anos.A Chácara está passando por alguns melhoramentos, está com visual um pouco diferente, mas não a casa principal. A casa do caseiro está com a fachada um pouco diferente, não muito.Ambas vão ser pintadas.Vamos experimentar uma cor diferente na casa do caseiro( ou melhor, agora não é mais casa do caseiro). Os canteiros estão ganhando terra nova e plantas e flores.Até árvore nova ganhamos. Teca é a mesma que um dia tentamos e não deu certo, essa agora já é grande, tomara que dê certo, foi plantada perto do recanto dos remanscentes das saudosas Pereiras. Andei muito resfriada, estava um pouco abatida, mas agora vou postar todos os dias.Já recolhi da rua o primeiro filhote de 2010, em três dias ele já estava adotado. Comecei o ano como queria, evitando que mais um anjo de quatro patas cresça na rua sofrendo.
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
Querida MEL
Há dois anos e dois meses que essa pequenina alegra meus dias . Pela primeira vez ela ficou doente.Vinha crescendo forte, resistente, orgulhosa de seu pequeno reino (o Jardim do Poço), mas acho que seus chakras desalinharam com as festas de fim de ano, que esse ano foi incomum.Assustada com o movimento, fascinada com tanta comida e gulosa, foi vítima fácil ao aceitar tudo que lhe era oferecido.Eu não podia estar em mais de um lugar ao mesmo tempo.Caiu doente, mas agora se recupera.Só hoje deu sua primeira corrida (de leve) pelo pátio, se escondia nos cantinhos sempre que me via. Já estava me associando as picadas e aos remédios via oral. Afinal de contas porque sua mãe estava lhe dando tantas coisas com gostos e cheiros estranhos. Eles se comunicam conosco é só entender seus olhares e seu comportamento.Mas, a noite sempre dorme abraçadinha comigo. Levei duas vezes à Cachoeira para que tivesse o melhor tratamento possível e levaria quantas vezes fosse necessário. De minha decisão dependia a sua vida. Me comoveu saber que pessoas estavam rezando, fazendo promessa e ascendendo vela por ela, até criança.Isso mostra como um animal pode ser querido, amado e respeitado. E o quanto eles despertam emoções positivas nas pessoas. Agradeço à dinda dela e minha, a Teca, pelo Reiki. À vó Maria que ligou para o Gilberto pedindo que me dessem apoio, pois a Mel era o filho que eu não tive. E é mesmo, uma filhinha que merece que eu lhe devolva todo o amor que ela tem por mim. Que em 2010, no dia 31 possamos comemorar a festa da Esperança de outra maneira.
sexta-feira, 1 de janeiro de 2010
Surreal
Existem situações em nossas vidas que parecem com o título dessa postagem. Um pouco estranhas, chatas ou constrangedoras. Mas segundo a ciência há ordem no caos, mesmo que o caos não seja propriamente isso.Nossas experiência incomuns, algumas que vem de bom agrado outras nem tanto, acabam nos ensinando. Alguns conhecem as medidas e os espaços, ou melhor reconhecem e outros não. Procuro aprender com cada situação, com algumas o aprendizado tem aplicação imediata outras a liçaõ só será aplicada no futuro.Mas, dia primeiro a suavidade voltou a reinar na minha mente, que estava meia tonta, afinal de contas situações que ela não se adapta mais se fizeram presentes nos últimos dias de 2009, procuro dizer a ela, calma tudo é aprendizado, tudo tem seu propósito, embora as vezes temos que fazer um esforço muito grande para atinar que próposito é esse.Obrigado Teca, pelo texto. Minhas próximas festas de final de ano vão seguir o real signficado de cada uma, eu já tinha te falado que o que eu presencio, não é mais o quero para essas festas.Que 2010 eu possa fazer a Festa da Fé, a Festa da Esperança e a Festa da Caridade como elas realmente devem ser.Shalom.
Assinar:
Postagens (Atom)