segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Perfume de Junquilhos

 Os últimos dias tem sido lindos, alguns com aquela bruma seca do mês de agosto. O Sol se põe como uma esfera de fogo, bem vermelho, sem aquela luz que cega, assim dá para encará-lo . Tentei reproduzir em foto, mas não dá.O jardim e a descida estão repletos de junquilhos. É a época do ano mais perfumada aqui na Chácara. São pequenos, quase que rasteiros, delicados e de cor suave, mas espalham seu perfume forte ao redor da casa. Em noite de Lua cheia , nem precida acender a luz do pórtico para enxergá-los, parecem minúsculos pontos brancos e seu perfume fica mais intenso.Tenho o privilégio de ter isso à porta da minha casa e dou valor. E olha que antes de florescerem, para quem não conhece ,pode achar que é um capinzinho em forma de tufo, mas não é não. Avisei ao Sr. Milton quando eles começaram  a aparecer, não limpe onde aparecer esse tufinho, que em Agosto eles vão explodir em flores formando um tapete. Depois deles virão as flores bordô com o miolo amarelo.A fase da vaquisônias vermelhas estão encerrando e em breve virão as brancas. No canteiro das cicas uma espécie de amarílis já desabrochou e esse ano multiplicada.Vez em quando , como nesse exato instante, Malú adentra meu quarto , para ver o que estou fazendo, minha saudosa Mel fazia o mesmo. Zac está dormindo, mas quando está acordado corre pela casa naquele trote encantandor dos lingüiçinhas. No canil, os últimos filhotes acolhidos já abriram os olhos, estão lindos, já tem uma pessoa interessada em adotar um. É, devo ter uma ligação totêmica com o clã dos caninos, talvez venha do convívio que tive com lobos em minha encarnação junto aos índios, em alguma terra fria, em algum lugar do Planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog