sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A poda que vira floresta

        Podamos as cicas, renderam muitas mudas, tantas que foram plantadas no campo próximas ao arame. Acho que foi a Teca que disse: Agora temos uma floresta de Cicas.
        Da poda do jardim da frente renderam mais de setenta mudas, cortadas e aproveitadas.A intenção é trocar em uma floricultura por mudas de outras espécies.Fico pensando: Quantos e quais jardins elas irão adornar? Crescerão bonitas? As pessoas que olharem saberão o valor que ela tem? Não valor monetário, mas valor como flora. Há trezentos milhõe de anos que elas vivem nesse planeta, são considerados fósseis vivos e também plantas místicas.Na semana santa, seus ramos são levados em procissão e depois de bentos serão acesos nas casas em dias de tempestade. Sempre que acendo um ramo aqui na Chácara, lembro que naquele exato momento, em centenas de casas encruzilhadenses muitas pessoas estarão fazendo o mesmo, com ramos saídos daqui, e me orgulho do lugar que agora moro e sei o quanto ele é especial. Eu conheço o coração dessa casa e percebo o seu espírito. E caso alguém ache estranho ao ler isso, as casas tem alma também, elas também tem quereres, mas é preciso perceber isso com um olhar profundo, que alcançe cada pedaço disso aqui e perceba que essa alma foi construída com a contribuição de quem aqui viveu e percebeu isso.Quando eu seguro as chaves para fechar as portas quando  viajo, deixo com ela a minha saudade antecipada. Na volta quando faço o mesmo gesto, dessa vez para abrir , não entro apenas na casa que eu moro, eu entro no lugar onde minha alma habita e encontra aconchego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog